Pular para o conteúdo principal

COMO CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS | SEM SABER DESENHAR | CARTOON NETWORK - 2.03 - Montando Livro

 

Antes de ir ao exemplo de uma ferramenta vamos entender alguns termos

ePUB é a sigla para electronic publication, ou publicação eletrônica em português. É um formato aberto e padronizado pela International Digital Publishing Forum (IDPF). O ePUB é baseado em tecnologias web, como HTML, CSS e XML, e permite criar ebooks com layout flexível, que se adaptam ao tamanho e à orientação da tela do dispositivo. Além disso, o ePUB suporta recursos interativos, como áudio, vídeo, animações, hiperlinks, notas de rodapé, índice remissivo e busca de texto. (Fonte: https://edocbrasil.com.br/ )

Mobi é a sigla para Mobipocket, o nome de uma empresa francesa que desenvolveu um formato proprietário de ebooks. O Mobi foi adquirido pela Amazon em 2005 e é usado exclusivamente nos dispositivos Kindle e nos aplicativos Kindle para outras plataformas. O Mobi é baseado em um subconjunto do HTML e tem um layout fixo, que não se ajusta à tela do dispositivo. O Mobi também tem algumas limitações em relação ao ePUB, como a falta de suporte a fontes embutidas, cores, tabelas complexas, imagens vetoriais e recursos interativos. (Fonte: https://edocbrasil.com.br/ )

PDF - é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, este formato de arquivo desenvolvido pela Adobe Systems para representar documentos de maneira independente do aplicativo, hardware, e sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto utilizada na criação de documentos e páginas da web. Os marcadores, chamados de “tags”, servem para indicar a função de cada elemento na página, como textos, imagens e vídeos, além de suas conexões com outros elementos (links) e como eles serão interpretados pelo navegador.


Bem chegou a hora de montar o livro, juntar as imagens de forma sequencial em um documento



Para quem não tem conhecimento de HTML, uma forma simples, gratuita é usar o Google Docs. Com ele pode-se fazer download do documento em vários formatos, entre eles ePUB e PDF 



Como há preocupação de estar em um formato bom de leitura, o Google Docs permite configurar a página, para o tamanho de imagem altura 800 e largura 500, a configuração 14cm x 21,6 cm (Declaração) com margens esquerda de 0,35cm e margem superior 0,25cm consegui um bom resultado no formato PDF e diria nota 7 no formato ePub (razoavel)

Para ter mais liberdade, no meu livro usei o Calibre, ele vem com manual em ePUB e é possível pela ferramenta fazer uma cópia do manual e usar ele mesmo como referência, trocando imagens e textos. (Conhecimento básico de HTML é necessário)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS | SEM SABER DESENHAR | CARTOON NETWORK - 1.06 - Como?

A Ideia principal deste curso é capturar imagens de cenas do universo virtual, trata-las adicionar o texto do enredo, montar e-Book, publicar e divulgar. Como não sei desenhar, preciso de alguma ferramenta para me ajudar, estamos falando de um HQ, por isso escolhi usar um Mundo Virtual Second Life com base; Seguindo nosso padrão, vamos as atividades/tarefas Escolher as ferramentas (ver abaixo); Criar sua conta no universo virtual; Se ambientar, criar seu personagem principal, aparecia, roupas, perfil; Buscar parcerias, montar equipe, jogos mundos virtuais são pesados, minha máquina (já idosa) não consegue rodar mais de uma instancia do jogo por vez, assim montar a equipe, conseguir voluntários é uma tarefa importantíssima (Tarefa não muito simples, escreva em seu perfil seu objetivo, é comum outros participantes lerem sobre você antes de te contatar), como o universo e global, entre sempre no mesmo horário, pois há o problema do fuso horário; Ambientes, cenário, achar endereços de loca...

COMO CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS | SEM SABER DESENHAR | CARTOON NETWORK - 1.01 - O que?

  O quê?  Provavelmente, se você esta aqui, já pensou em escrever algo mais de uma vez, pelo menos uma ideia geral, um conceito! Eu mesmo já comprei um livro que tinha como objetivo ensinar a escrever um livro. O que realmente aproveitei dele foi uma ideia: Escreva, não se preocupe em ficar revisando, revisando e melhorando, sempre haverá algo para melhorar , você precisa desenvolver a historia, ter uma historia inicio, meio e fim. Mas claro, existem metodologias para estruturar a narrativa da história que se pretende contar, que eu não conhecia até pouco atempo atrás, que facilitam o desenvolvimento de sua história. Tudo se iniciou em 1949 com Joseph Campbell que foi um pesquisador na área de construção de mitos, além de estudar assuntos relacionados à religião e psicologia, elementos importantes na hora de se construir uma história, como a famosa  Jornada do Herói.  Para simplificar aconselho seguir  6 tipos de jornadas, descrito por  Rodrigo Lossio , bus...

COMO CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS | SEM SABER DESENHAR | CARTOON NETWORK - 2.01 - Secondlife

  'Second Life' — Foto: Divulgação/Linden Labs Introdução Como desejamos criar uma história em quadrinhos, precisamos de Imagens, e um forma de criar imagens com contexto e coerentes, no caso coerentes se refere ao personagem não sofrer alterações durante o processo. Via I.A temos hoje muitas ferramentas que auxiliam, ate momento deste blog, personalizar o que deseja pode não ser tão simples. Usando um Mundo Virtual (Metaverso), podemos obter Imagens, criar personagens e ambientes. O Secondlife é muito rico em ambientes onde a própria comunidade cria desde roupas até "Territórios". Crie um conta no Second life e Avatar (siga o fluxo) Second Life Site Baixe o visualizador Second Life Viewer Firestorm Aprenda a se movimentar e navegar entre ilhas  Bem, isso não tem jeito, e um universo, e você precisa entender o básico dele, como andar, correr, voar (sim alguns lugares permitem que você voe) Dicas Rápidas Observe os ícones Para andar, correr, voar, pular Perspectiva do ...